segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Air Guitar

Quantos de vocês já se interrogaram sobre o que fazem os Pilotos de Linha Aérea durante um voo de longo curso? Como se manterem distraídos e entretidos? O que ser’a que se passa l’a na frente?

A menos de 2 meses de completar a minha licença Comercial de Aviões, a ideia era preencher os requisitos FAA e realizar um voo de mais de 250NM. O Piper Arrow 28-R deveria ter uma autonomia de 5h, mas infelizmente uma altitude de 14.500 pés de voo não planeada fez aumentar os ventos frontais em mais de 35knos e consequente drástica redução de velocidade.

Nunca Myrtle Beach (ponto intermédio de reabastecimento) nos pareceu tão distante, j’a com os dois tanques de combustível a marcar Zero e enquanto “Michelle” cantava inocentemente no banco de trás, os Pilotos rezavam para um GPS que parecia não se querer mover e uns eternos 5minutos (ETA) que teimavam em não passar…

O silêncio dentro do cockpit apenas foi quebrado por um enorme suspiro de alívio seguido de uma risada: “ok, aterramos com o motor ainda a trabalhar, ser’a que conseguimos sair do meio da pista e chegar ao FBO?”

Com ambos os tanques novamente reabastecidos e rumo ao destino final: New Jersey (New York) o cenário nocturno sobrevoando Atlantic City era lindíssimo. Já passavam das 23.30h e na traseira a "Flight Attendant" dormia tranquila, embora no Cockpit ainda agora a festa começava. A 8.500 pés de altitude e em modo “Auto-Pilot”estava aberta a sessão de karaoke, Baterista e Guitarrista davam os primeiros acordes para aquele que viria a música auge da noite… "I can't get no satisfaction" dos Stones!

Próxima vez que estiver descansadinho sentado "l'a atrás" não vou deixar de pensar no que se estará a passar "l'a ‘a frente". Estarão a rezar ou a fazer festa…?




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